sábado, 16 de fevereiro de 2013

ANJOS E DEMÔNIOS - Dan Brown





TÍTULO: Anjos e Demônios
TÍTULO ORIGINAL:  Angels & Demons  
AUTOR: Dan Brown
EDITORA: Sextante
 EDIÇÃO: 1 edição
ANO: 2005
NÚMERO DE PÁGINAS:464


           O livro Anjos e Demônios  pela traz pela primeira vez o personagem Robert Langton que é um  professor de História da Arte na renomeada faculdade de Harvard. Enquanto os acontecimentos se desenvolvem ele é acordado por um telefonema do diretor do CERN, o maior centro da ciência no mundo situado na Suíça,  Maximilian Kohler pedindo ajuda para um estranho acontecimento: um dos seus maiores cientistas, Leonardo Vetra, foi assassinado e teve em seu corpo uma queimadura de brasão com o símbolo de uma antiga fraternidade científica, os Illuminati.
           Langton vê esse fato e fica intrigado, já que essa fraternidade já não existe mais. Logo é levado em um avião para a Suíça. Lá encontra o corpo do físico, com a cabeça torcida e faltando um olho, além da marca do símbolo queimada em sua carne. Kohler pede explicações para o professor que explica toda a conspiração atrás dos Illuminati.
           Logo, Vittoria a filha adotiva de Vetra, chega para ver o que tinha acontecido com o pai, e fica aterrorizada. Kohler explica a ela que isso tudo pode ser consequência do projeto que ela estava trabalhando com o seu pai: a criação da antimatéria. Esse projeto tinha a finalidade de provar o Gênese, já que Vetra além de físico também era um padre que buscava unificar ciência e religião. Contudo, essa antimatéria tinha sido descoberta por alguém que assassinou o cientista, tirou o seu olho para obter acesso ao laboratório e roubou um tubo de antimatéria. O maior problema é que, se essa antimatéria for tirada do seu sistema elétrico e não forem acionadas as baterias de substituição, irá explodir em 24h, e o poder de destruição é altamente perigoso.
           No Vaticano, uma das câmeras passa a transmitir a imagem da antimatéria com o cronômetro em contagem regressiva avisando quando o objeto irá explodir. A medida que a bateria vai se esgotando, e pelos cálculos, as 24h daquela noite a Basílica de São Pedro estaria completamente destruída. Porém, essa câmera foi tirada do lugar onde ela ficava e passou a transmitir a imagem da antimatéria em um lugar escuro, onde ninguém sabia sua localização.
           Nesse mesmo dia, estava completando 15 dias que o Papa morreu, e segundo a tradição Católica, após esse tempo teria que ter um conclave para a escolha do novo Papa que irá comandar a igreja. Prestes a isolar a Capela Sistina, onde ainda segundo a tradição teriam que permanecer até a escolha do novo líder, a maioria dos religiosos nem têm ideia do perigo que está acontecendo e só aguardam o Preferiti e os quatro cardeais que são candidatos ao papado, porém, esses quatro estão sumidos, provavelmente foram sequestrados e até então ninguém sabe do paradeiro deles.
          Langton e Vittoria são enviados para a Cidade do Vaticano para ajudarem na busca pela antimatéria e devolvê-la ao CERN antes que exploda, já que o conclave não pode ser interrompido, e todos temem que o mundo descubra que a igreja está vulnerável a um antigo grupo que antes fora reprimido por ela mesmo, os Illuminati.
          Ao tentar convencer ao capitão da Guarda Suíça e o Camerlengo, o substituto do Papa enquanto não acontece o conclave, do perigo iminente, o Camerlengo recebe uma ligação de um suposto líder Illuminati dizendo que está com os quatro cardeais e que foi ele mesmo que instalou a antimatéria em um lugar inimaginável na Cidade do Vaticano. Segundo ele, ás 8h, 9h, 10h e 11h um cardeal vai ser assassinado em uma das igrejas de Roma, e como programado, as 24h irá acontecer uma explosão capaz de arruinar os pilares da Basílica de São Pedro e tudo que há por perto.
          Resta agora a Robert Langton utilizar todos os seus conhecimentos em Arte, e tudo que sabe sobre os Illuminati e a Igreja Católica para tentar localizar as igrejas onde irão acontecer as tragédias e tentar capturar o Hassassin para forçá-lo a dizer onde está localizada a antimatéria. Porém, o tempo está esgotando, será que todos irão sair vivos dessa? Nunca pense que as revelações acabaram.
          Para mim, Anjos e Demônios só perde para o livro O Símbolo Perdido do mesmo autor, e prova que Dan Brown é o mestre de suspense da atualidade. O livro é muito bem escrito. Dan Brown mais uma vez utiliza a técnica de em um capítulo falar sobre os ''mocinhos'' e terminá-lo quando acontece alguma coisa que nos deixa ansioso para saber o que vai acontecer e no outro falar sobre o vilão, e mais uma vez quando ele vai fazer alguma coisa o capítulo termina, tudo isso na 3° pessoa. Nesse ritmo é impossível deixar de ler o livro enquanto ele não termina, e consequentemente, a obra de 461 páginas se torna relativamente pequena.
 Indico para todos os leitores, vale a pena ler esse livro, é impossível não gostar da narrativa, que com certeza é incomparável em relação a adaptação cinematográfica.
"Toda a estrutura e poder da Igreja Católica Romana está em cima de uma bomba-relógio."



Nenhum comentário:

Postar um comentário