sábado, 16 de fevereiro de 2013

ÁGUA PARA ELEFANTES - Sara Gruen






TÍTULO: Água Para Elefantes
TÍTULO ORIGINAL: Water for Elephants
AUTORA: Sara Gruen
EDITORA: Sextante
 EDIÇÃO: 1 edição
ANO:  2007
NÚMERO DE PÁGINAS: 272
 

      O livro conta a história de Jacob Jankowski, que desde que perdeu sua esposa, vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Durante 70 anos Jacob guardou um segredo: nunca falou a ninguém sobre o período de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora
       Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária, mas teve sua vida transformada após a morte de seus pais num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de fazer as provas finais e, desesperado, acaba pulando em um trem em movimento, o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.
        Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais.
        É também sob as lonas que ele se apaixona duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August; e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.
        Água para elefantes é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página.
        A gora uma das partes que eu mais gostei e, é claro, não posso deixar de citar, e quendo Jacob foge de Algust com Marlena, tipo essa parte eu fiquei vibrando com o livro na mão,  torcendo para que tudo desse certo, mesmo sabendo que não tinha como isso acontecer porque o livro ainda estava na metade #aquelepessimista né rsrsrsrs.
       Jacob Jankowski perdeu a noção do tempo, apenas sabe que a vida passou rápido demais. Depois de perder sua esposa e se ver separado de sua família, vivendo em um asilo, ele já não consegue ver muito do que se alegrar. Entre uma rabugice e outra, Jacob acaba recordando-se do passado e nos leva em uma viagem à sua juventude, onde conhecemos sua história e aventura. Ele é um quase-veterinário que sofre com a recente morte de seus pais, e foge sem rumo e cheio de dor. Foi assim, fugindo, que ele acabou pulando em um trem.
        Eu adorei Jacob e Marlena, ambos bons, corajosos, gentis, e extremamente apaixonados pelos animais do circo. August se mostra um louco perfeito: horas gentil e bondoso, horas mal e irônico. E Tio Al é o perfeito egoísta e egocêntrico.
          A trama e seu desenvolvimento é maravilhoso, tão real e palpável, e ao mesmo tempo tão mágico que é impossível não rir, chorar, se chocar ou torcer pelos personagens e acontecimentos. A narrativa de Sara nos conduz a extremos de sentimentos: em alguns momentos você se sentirá perdido entre risadas, outras em lágrimas e sentimentos como perda, aflição e choque. E em determinado momentos se sentirá enlouquecidamente apaixonado. Não apenas pela história e personagens, mas pela vida. A visão que temos do circo e o modo como tudo funciona, o relacionamento entre os pesonagens, suas dores e perdas, e tudo o que o livro mostra nos faz crer, realmente, que a vida é o maior espetáculo da terra. 
         Recomendo a todos conhecer a linda história de Jacob. Pois as incríveis e trágicas descobertas de um jovem e a experiencia, coragem e determinação de um velho irão te impressionar. Recomendo total o livro...
         Gostaria de saber a parte favorita de vocês, coloquem aí como comentário que agora eu fiquei curioso pra saber :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário